segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Noticias do Campo


“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” – Romanos 1.17

Queridos irmãos, amigos e familiares,

Este mês foi cheio de atividades. Foi um período intenso, porém repleto de aprendizado e alegria.

No dia 2 de Outubro mais de setenta mulheres das comunidades do Pernambuco e Ceará se reuniram em uma chácara. Desfrutaram da comunhão, tomaram banho de piscina, descansaram e puderam ouvir um pouco da Palavra de Deus sobre o tema do ‘Perdão’.

No dia 12 (dia das crianças), a comunidade de Araripina recebeu muitos pequeninos. Além das crianças da igreja, vieram também crianças da vizinhança e da Vila Bringel. Ouviram as Escrituras, cantaram, assistiram histórias com fantoches, brincaram e lancharam. A tarde foi puxada, mas encerrou com muita alegria!

Entre os dias 17 e 21, aconteceu a semana de oração. O tema era alegria, e ao longo dos dias refletimos com profundidade sobre o assunto. Ao final fomos surpreendidos por uma presença de amor na qual só podíamos dizer: Deus está aqui!

Tivemos a visita do Whanderson (Coordenador da Missão Zero) que esteve conosco por dois dias. Foi um tempo agradável de conversas e ‘matar saudade’ dele e de Curitiba. Deu para sentir o carinho que ele tem pelos missionários da região.

Sábado, dia 22, as crianças da Vila Bringel fizeram uma programação de despedida para nós. É impossível não se emocionar com as criancinhas de lá!

E ontem (23), foi a nossa despedida da Comunidade aqui de Araripina. Também com muitas declarações de carinho. Vamos sentir saudades deste povo! Ficaram marcados em nossos corações.

Nossa mudança para Ouricuri é amanhã. Estamos em paz com a decisão, mas fica no fundo aquele sentimento de temor. Isso é bom, porque a intenção é em todo tempo confiar nos pensamentos de Deus sobre nossas vidas. Vamos prosseguir neste caminho na qual Jesus nos chamou!

Orem por nossa adaptação em Ouricuri; pelo consolo da parte de Deus; pelos irmãos que ficaram aqui.

Fiquem com Deus.
Felipe e Livia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Notícias do Campo

“Então [Jesus] disse aos seus discípulos: A colheita é grande,mas os trabalhadores sãos poucos” (Mt 9.37)

Queridos parceiros, amigos e familiares,

Esse trecho apresenta uma realidade extremamente atual. A obra de Deus está cheia de campos prontos para serem colhidos. Esse texto tem trazido ânimo e esperança nas novas situações que se apresentam para nós.

Desde o início de Setembro, nós estamos auxiliando no projeto Vida Plena, na vila Bringel. O projeto atende 52 crianças muito carentes em termos financeiros e educacionais, porém, ricas em amor, abraços e sorrisos para distribuir.

O projeto existe há 5 anos e sua estrutura sempre foi precária. O que impressiona é que em meio às adversidades o amor acontece, o trabalho acontece. É gratificante.

Outra coisa. Gostaríamos de informar que nosso tempo em Araripina chega ao fim no término do mês de Outubro. Nossos planos visavam 3 anos aqui, aprendendo, observando e trabalhando. Mas, e para tranquilidade de todos, não sairemos do sertão nordestino, na verdade nos mudaremos para Ouricuri-PE (cerca de 60 Km de Araripina) e assumiremos o trabalho pastoral nesta comunidade.

Como são poucos os trabalhadores e a seara do Senhor é irresistível, dispusemos nossos nomes! O querido casal que lá se encontra (Mauro e Lívia) será transferido para Juazeiro do Norte-CE a fim de dar continuidade com os trabalhos lá.

Eu estive no projeto missionário que fundou a igreja de Ouricuri em 2005. Ali fui despertada para a missão e o estudo da teologia. Agora, volto ao ponto inicial, com meu esposo!

Neste final de mês, Felipe participou de um congresso no sertão da Paraíba cujo tema era ‘Servindo a Deus com integridade e excelência no sertão nordestino’. E teve a oportunidade de aprender um pouco mais do contexto na qual estamos inseridos.

Também, nos reunimos em Juazeiro da Bahia neste final de mês como área missionária nordestina (todos os missionários da região do sertão) e discutimos sobre o andamento das comunidades. Pudemos nos sentir reconfortados com o convívio entre os amigos obreiros.

Motivos de oração:

- Pelo projeto Vida Plena: por sustento, voluntários, pelas criancinhas.

- Por nossa mudança no final de Outubro e nova adaptação em Ouricuri.

- Pelo pastor Rafael e família: Sabedoria para continuar conduzindo a comunidade.

Deus abençoe a todos

Lívia e Felipe

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias do Campo

Pastor Mario Velho - Angola

Artesanato - Vila Bringel

Celebração - Dia dos Pais

Felipe e Lívia

Bolo de aniversário do Felipe

Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”

(Irmão Paulo em Atos 17:28)

Queridos amigos(as), irmãos(ãs), familiares,

Este texto acima expressa a realidade da comunidade de Deus – o indivisível relacionamento com Jesus. Viver, se movimentar e existir, e tudo isso Nele é uma perfeita dádiva que nos alcança!

Debaixo deste intenso convívio com Jesus, peregrinamos (1Pe1:17) seguros, observando e por vezes participando ora de perto, ora de longe, das grandes coisas que o Senhor realiza por causa do seu amor pelo ser humano. Desejamos mais disso!

Algumas notícias de Araripina:

De longe, da Angola-África, o querido pastor Mario Velho esteve conosco por alguns dias. Foi um período especial de convívio, conversas sobre a cultura, relacionamentos e muitas palavras de ânimo dirigidas à comunidade de Araripina.

Tivemos também o testemunho de Fortunato (o rapaz que havia sido esfaqueado nas costas há dois meses numa briga de bar). Em arrependimento, lamentou sobre seu afastamento de Deus e, triste se vê na angústia de talvez não conseguir mais movimentar as pernas.

Eu tenho feito visitas a algumas pessoas (gente com depressão, afastado do caminho de Jesus, doente no hospital) e pregações em outras igrejas.

Lívia iniciou na vila Bringel (bairro na periferia) o ensino de lindos artesanatos com as mulheres da região. Esta iniciativa dá oportunidade para que o Evangelho seja anunciado, além de gerar uma ajudinha financeira às famílias.

Catis organizou um momento de celebração do dia dos pais bem descontraído. Houve apresentação das crianças cantando um rap cristão. Ao final foi entregue um CD de músicas dentro de uma capa bem criativa.

O pastor Rafael está em viagem ao Sul desde a segunda semana de Agosto. Visitando os amigos da missão, pregando nas igrejas, congresso de missão, visitando a família, etc. Por telefone ele pôde expressar em breves palavras que tudo vai bem e que vai voltar com muitas novidades, principalmente sobre o que ouviu no encontro de obreiros do ME (Movimento Encontrão).

Celebramos juntos com os irmãos(ãs), dia 21 de agosto, o meu 30º aniversário. Foi um momento muito gostoso. Ver o carinho que a comunidade já tem por nós é gratificante.

Abraços,

Felipe e Lívia


Motivos de oração:

- Crianças da igreja: para que elas percebam a educação pela Palavra de Deus.

- Visitantes nos cultos: Que eles encontrem em nossa comunidade um lugar de paz e conhecimento de Deus.

- Rafael, Catis e Manu: Serem fortalecidos e capacitados diariamente para o serviço pastoral. Pela viagem de retorno do Rafael.

- Por mim e Lívia: Planejamos ter um filhinho.

- Comunidade de Araripina: Que o Senhor aumente o amor uns pelos outros; pelos projetos existentes e pelos irmãos que cooperam na pregação do evangelho.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notícias do Campo

"Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres." (Sl 126.3)

Queridos irmãos e amigos da missão,

o Salmo 126, versículo 3, nos traz uma expressão daquilo que era lembrança de alegria para o povo de Israel naquele momento. Lembrança de um sentimento que mexia com as emoções do povo ao visualizar tudo o que Deus tinha feito por eles, e todas estas grandes coisas alegravam o coração do povo de Deus! O povo da Igreja Luterana de Araripina está muito alegre por ver tudo o que o Senhor tem feito!

Semana de Oração
No início do mês, de 04 a 08 de julho, tivemos a semana de oração com a temática “Elias orou”. Durante uma semana, de manhã na casa dos irmãos e pela noite na igreja refletimos acerca da vida de oração de Elias. Encerramos na sexta-feira com uma vigília. O sentimento era de fortalecimento na vida de cada um que participou desta semana de oração. Além disso, muitas orações foram respondidas nesta semana. Mais uma vez, a participação foi ótima. Em algumas semanas de oração no ano passado tivemos a média de participação de 15, 20 pessoas. Desta vez, a média foi acima de 50 pessoas! Glorificamos a Deus porque Seu povo tem buscado a Sua presença em oração.

Nesta mesma semana, recebemos a notícia de que Fortunato, que estava afastado da igreja há dois anos, havia se envolvido em uma briga e sofreu três facadas. Ele esteve internado em Recife e após uma série de exames está em casa. O laudo médico aponta que no momento ele está paralítico. Existe uma pequena chance de que através da fisioterapia possa voltar a andar. O que nos alegra é ver o cuidado de Deus ao poupar a sua vida e ver que ele está voltando para os caminhos do Senhor. Mas, seguimos orando pela recuperação dele.

Projetistas de Barbalha
Também, seis irmãos participaram do Projeto Missionário em Barbalha: Catis, Felipe, Lívia, Anátoli, Carlos e Paulo. Os 35 nordestinos das 10 comunidades luteranas no Sertão que estiveram no Projeto puderam fazer parte do nascimento de mais uma Igreja Luterana no coração do Nordeste. Em meio a todas as dificuldades que de antemão sabíamos que encontraríamos por lá, podemos concluir que as portas se abriram e muitas pessoas sedentas puderam ouvir falar do amor de Deus.

Renato e Gorete
Recebemos duas visitas neste mês. Primeiro, o presidente do Sínodo Centro-Sul Catarinense Renato e sua esposa Gorete estiveram conosco, conhecendo os projetos da comunidade e também nos alegrando com sua agradável companhia. Sempre agradecemos a estes irmãos do Sínodo que são parceiros importantes na Obra Missionária no Sertão Nordestino. A outra visita que recebemos foi do casal de amigos Pastor Mauros Werling e sua esposa Simone. Eles pastoreiam a Comunidade Luterana do Bairro Primavera em Novo Hamburgo/RS.

Mauros e Simone
Curso de Pregadores Leigos
O Pastor Mauros ministrou pregações, cursos para pregadores leigos (com a participação de 30 pessoas) e fez diversas visitas aos trabalhos, projetos e membros da comunidade.
Sua esposa Simone fez um curso de capacitação para 27 professores do Ministério Infantil de Araripina e Ouricuri. As cartas escritas pelo Pastor Mauros com os relatos de sua visita estão no BLOG da comunidade (www.luteranadeararipina.blogspot.com).

Curso de Capacitação para Professores do Ministério Infantil
Para finalizar, fizemos também no início do mês uma Reforma na pintura do templo. Veja a foto com o “antes e depois”:

Como família estamos alegres com as visitas que recebemos e com tudo que o Senhor abençoado na nossa família e na Igreja. Felipe e Lívia já estão bem adaptados na comunidade e Deus tem feito um bonito trabalho neles e através deles também.
Desejamos que Deus abençoe a todos os nossos irmãos e amigos da Missão!
Obrigado por cada palavra e oração que recebemos de todos e guardamos estas palavras como fonte de ânimo e motivação para seguir trabalhando na obra do Senhor.

Em Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Pela vida e recuperação de Fortunato;
- Pelo Projeto Social Vida Plena: estamos com planos para começar alfabetização de adultos e oficinas de artesanato com as mães dos alunos;
- Pelos irmãos que participaram dos cursos de Pregação e Trabalho com crianças: que o Senhor os capacite e ajude a colocar em prática tudo aquilo que aprenderam;
- Pela nossa família e também pelo casal de missionários Lívia e Felipe: que o Senhor nos conceda amor e sabedoria para nossas casas e para o pastoreio da Igreja.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Notícias do Campo


P. Sergio

Felipe e Lívia

Envio de Paulo


" Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança" (Lm 3.21)

Nestes últimos quinze dias após ter escrito as últimas notícias tivemos visitas, chegadas e despedidas na comunidade de Araripina.

No dia 08 de junho, recebemos a visita do Pastor Sérgio Schaefer e sua esposa Vera que trouxe para a lembrança da comunidade o texto que haviam recebido como promessa do Senhor na vinda do Projeto Missão Zero para a Região do Sertão Nordestino: "No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído" (Is 55.13).
Foi comovente o testemunho das providências e direções dadas por Deus, dez anos atrás, indicando Araripina como a cidade na qual o Senhor começaria a transformar a história da Missão no contexto do Sertão Nordestino. No lugar do "espinheiro" que seria transformado em "pinheiro", Deus tem feitos maravilhas. Glória a Deus pela Sua Obra, pelo Seu querer e realizar!

Confirmamos a ida de Paulo, da Serra do IPA, para assumir o trabalho missionário na Barra de São Pedro. Dia 12 de junho tivemos o culto de envio, e no dia 18 de junho, os irmãos de Ouricuri e Araripina foram para a Barra de São Pedro e lá fizemos o culto de instalação.
A casa que Paulo irá morar ainda está em reforma. Provavelmente, sua mudança para a Barra será nas próximas semanas.

No dia 14 de junho recebemos o casal recém-formado na FATEV Felipe e Lívia. Eles irão ajudar no trabalho da comunidade de Araripina. Tivemos no dia 15 de junho um culto especial de boas-vindas para o casal. Eles já conseguiram casa e já organizamos como sucederá a atuação dos dois no trabalho da Igreja.

Nós como família estamos bem, alegres com tudo aquilo que o Senhor tem feito. É muito bom e gratificante estar na Missão e ver o agir de Deus diariamente sobre nossa família.

A seguir, os motivos de Oração:
- Por André (um adolescente da comunidade). Ele sofreu uma série de convulsões e estará fazendo exames esta semana;
- Por Paulo: Que o Senhor abençoe seu ministério na Barra de São Pedro;
- Por Felipe e Lívia: que tenham uma boa adaptação no contexto do sertão nordestino;
- Por nossa família: que Deus nos conceda sabedoria para pastorear a Sua Igreja.

Um Forte Abraço e que Deus abençoe a todos os amigos da Missão.

Em Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Notícias do Campo

Encontro de Casais - Sítio Chapada

Semana de Oração

Culto Especial - Dia das Mães

Jovens - Sítio Chapada

Lívia e Felipe

Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus envia-lhe saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração. (Cl 4.12).


Queridos irmãos e amigos da missão,

Começamos a carta do mês de maio com o versículo chave de nossa semana de oração. O testemunho bíblico acerca de Epafras. Ele era alguém que batalhava, se esforçava em oração pela igreja dos Colossenses, bem como pelos irmãos de Laodicéia e Hierápolis. Creio que muitos dos irmãos que leem esta carta tem sido “Epafras” batalhando em oração pela igreja sua local e pela Missão no Nordeste.

Culto especial Dia das mães
Tivemos no dia 07 de maio (sábado) um culto especial de Dia das Mães com as mulheres de Araripina e Ouricuri. Foi um momento que superou as expectativas, contando com a presença de 70 mulheres. Tempo que elas puderam se alegrar, chorar, testemunhar, brincar, louvar, ouvir a Palavra de Deus e ter comunhão.
No domingo (08 de maio), Rosália, uma irmã do Sítio Chapada, organizou juntamente com os irmãos do IPA um culto evangelístico para as mães de seus alunos do Sítio Chapada,. Eram várias mulheres tendo a oportunidade de serem homenageadas no dia das mães com o melhor presente: ouvir o amor de Deus por elas!

Semana de Oração
Como havia comentado no início da carta, tivemos mais uma semana de oração na comunidade. O tema procurando Epafras nos impulsionou a batalhar em oração pela Igreja do Senhor Jesus.
Os irmãos foram quebrantados na presença do Senhor. Saímos renovados e fortalecidos na experiência de mais uma semana estarmos reunidos como igreja todos os dias buscando o Senhor em oração.

Encontro de Casais - Sítio Chapada

Jovens - Sítio Chapada
Tivemos também no último final de semana dois momentos especiais no Sítio Chapada: um encontro de casais no último sábado (04 de junho) e um encontro de jovens no domingo (05 de junho). O interessante é que foram dois encontros evangelísticos. Aproximadamente 60 pessoas (entre os casais e os jovens) que não conhecem a Jesus tiveram oportunidade de ouvir o Evangelho. As irmãs Roseane e Rosália do Sítio Chapada organizaram tudo: abriram a casa para os encontros, convidaram as pessoas, prepararam os lanches e nós fomos pregar. Louvamos a Deus pelo desejo de fazer missão existente no coração dos irmãos de Araripina e do Sítio Chapada.
Aqui em casa estamos todos muito bem. Catis está cada vez mais envolvida com artesanato, decorações de aniversário, etc. Inclusive este trabalho tem servido como uma porta de evangelismo para as pessoas que procuram comprar lembrancinhas e outras coisas. No último final de semana, Catis fez um curso em Juazeiro do Norte-CE de E.V.A., para aprimorar ainda mais seu trabalho. Manuela está crescendo. Temos nos alegrado muito de ver o cuidado do Senhor na vida dela. Eu também estou bem. Feliz com tudo que o Senhor tem feito.

Lívia e Felipe
Na metade do mês de Junho, estaremos recebendo o casal Felipe e Lívia, ele, natural de Campo Grande/MS e ela de Pelotas/RS. Os dois concluíram os estudos na FATEV e estarão em Araripina para auxiliar no trabalho missionário.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Por Renan, que seguem em Recife no tratamento contra a leucemia;
- Pelos irmãos do IPA. Que o Senhor os mantenha firmes nesta nova etapa sem o Paulo;
- Por todas as pessoas que participaram do Encontro de Casais e de Jovens realizados no Sítio Chapada: por conversão e compromisso;
- Pela chegada de Felipe e Lívia: que eles possam se adaptar e ser usados pelo Senhor aqui em Araripina;
- Pelos visitantes: que se firmem e assumam o compromisso com Cristo;
- Pela nossa família;

Abraços,
em Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Notícias do Campo

Teatro - Jovens
Passa dia
Passa dia - Batismo
Crianças
Coral Rosa de Sarom
"Disse ele: Mulher, por que você está chorando? Quem você está procurando?" (Jo 20.15)


Queridos irmãos, amigos da missão,

Esta pergunta feita a Maria Madalena diante do sepulcro muitas vezes assemelha-se a nossa realidade: enxergamos uma enorme pedra de desesperança, de medo e de tristeza em nossa frente que termina com nossos sonhos, planos, etc. Porém, a alegria de Maria, foi saber que ela não precisava chorar, pois seu Salvador estava vivo! Esta é a nossa alegria! Nosso Salvador vive e renova a nossa esperança!

Na alegria do Cristo ressurreto começo o compartilhar do mês de abril na missão em Araripina.

Passa Dia:

Tivemos no dia 23 de abril o Passa-dia entre as igrejas de Araripina e Ouricuri. Mais de 90 pessoas participaram deste encontro realizado no templo da Serra do IPA. Realizamos um culto especial com Ceia do Senhor e Batismo.

Culto de Páscoa

No domingo de Páscoa, celebramos com alegria a ressurreição de Cristo. O tema da pregação era "Não chore! Teu Salvador está vivo!". Em meio a apresentações do culto infantil, adolescentes, teatro, do coral Rosa de Sarom (coral de mulheres), as mais de 100 pessoas presentes saíram alegres e renovadas no amor de Deus.


TESTEMUNHO DE RESPOSTA DE ORAÇÃO:

Gostaria de compartilhar um testemunho impactante de resposta de oração:

“Ouvi a tua oração e ouvi as tuas lágrimas” 2 Rs 20.5b

Deus ouviu minha oração e também as lágrimas que tenho derramado pelo povo do Sítio São Miguel, município de Araripina-Pernambuco.

Lugar onde nasci, cresci, casei e construí uma família, debaixo de muito sofrimento.

Desisti de morar lá e vim morar na cidade, pois lá o meu casamento foi destruído por motivo de bebida. Ainda hoje, depois de 12 anos de afastamento o lugar continua ainda pior. Comecei a sentir o desejo de orar. Naquele tempo eu não conhecia Jesus. Hoje eu conheço e sei o quanto é grande o seu poder, porque grandes cousas ele já fez em minha vida. Andando por lá, visitando os parentes, vendo bares em cima de bares, pessoas se acabando na bebida, inclusive irmão, sobrinhos e primos. Deus começou a colocar no meu coração a necessidade e o desejo de orar por aquele lugar. Comecei a orar com muita freqüência e fiquei alguns dias sem visitar aquele sítio. Há alguns dias atrás amanheci com o desejo no coração de ir visitar uma tia que mora lá e está muito doente.

Ao chegar lá a primeira pessoa que chegou depois de mim foi o meu primo e já estava à procura de bebida.

Depois chegou meu cunhado e pediu para dona da casa uma “meiota” (meio litro de cachaça). A dona do boteco falou que não tinha, pois havia combinado com o marido para não vender mais bebida alcoólica. Meu cunhado convidou meu primo para procurar outro bar que tinha próximo ao lugar que estavam. O primo então respondeu que o dono do outro bar também havia parado de vender bebida alcoólica!!!

Ao ouvir isso eu não sabia se gritava ou pulava! Mesmo com o risco de ser chamada de louca comecei a dizer: Glória a Deus! Aleluia! Você já pensou dizer isso em meio a um monte de incrédulos? Deus me deu coragem de falar para dona do bar que ela estava recebendo de Deus um galardão, pois quem vende cachaça colabora para tirar a vida de quem bebe. Ela chorou e reconheceu. Falou que nunca mais venderia bebida alcoólica.

Deus é fiel e responde a nossa oração, pois já recebi várias respostas!

“Assim diz o Senhor: Estarão abertos os meus olhos, e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar” (2 Cr 7.15).

Maria Francisca da Silva (Bia) - Presbítera e Líder do Círculo de Oração.

Creia no poder de Deus e na oração. Obrigado por você fazer parte do grupo de pessoas que nos sustenta em oração. É a maior forma de amor e cuidado que podemos receber.


MOTIVOS DE ORAÇÃO

- Pelo Projeto Vida Plena: que o Senhor nos indique meios para conseguir o sustento do projeto;

- Pela nossa família e ministério: Catis está muito contente com o Ministério que ela tem exercido com artesanato. Tem sido uma ferramenta de evangelismo para alcançar outras pessoas. Manu está bem, mas seguidamente está com gripe. Eu também estou bem, alegre e animado para o trabalho na Seara. Orem por nossa família;

- Pelos trabalhos nos sítios: IPA, Vilinha, Feira Nova, Cansanção, Sítio Chapada; além dos trabalhos na cadeia e na Vila Bringel;


Deus abençoe a todos.

Abraços,

Rafael, Catis e Manuela Coelho

terça-feira, 5 de abril de 2011

Notícias do Campo

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra". 2 Crônicas 7.14 Queridos irmãos e amigos da Missão, O versículo acima nos traz um tesouro da oração e da confissão: nos leva a experimentar a presença de Deus. Esta presença traz cura, perdão, renovo. Este é o sentimento da igreja de Araripina. Os dois meses que se passaram foram marcados por momentos de oração, confissão, cura de relacionamentos, restauração da comunhão e da vida de fé de muitos irmãos. Vamos lá então: No mês de fevereiro estávamos de férias. Foi um tempo ótimo de "recarregar as baterias" e alegremente voltar para a obra do Senhor em Araripina. Em março, tivemos várias programações e momentos marcantes: - Encontrão Regional em Ouricuri-PE: Foi um momento especial! Aproximadamente 70 irmãos da igreja de Araripina estiveram presentes na linda festa de Louvor ao Senhor! A temática "Viva o Amor" desenvolvida pelos palestrantes Lilian, Valdecir e Valdir (de Ituporanga/SC) edificaram a igreja e renovaram o chamado do cristão de amar a Deus; ao próximo; a si mesmo; aos perdidos... Foi um tempo muito especial. (Leia o testemunho do P.Juliano sobre o Encontrão: http://luteranadeararipina.blogspot.com/2011/03/compartilhar-encontrao-regional-em.html) - Visita dos alemães EED e Baviera: Também em março recebemos a visita de um grupo de alemães ligados ao EED (Church Development Service Evangelischer Entwicklungsdienst) e a Igreja da Baviera que apoiam projetos da área missionária em Crato e Araripina. Eles conheceram o Sítio Modelo e o Projeto Vida Plena, além de projetos no Crato/CE. - Semana de Oração: Nos dias 21 a 25 de março tivemos a semana de oração com o tema "Igreja Viva" e desdobramentos do tema. Foi um tempo maravilhoso de oração, jejum, intercessão, confissão, restauração. Foi tempo de ouvir Deus falar e permitir que Deus agisse na vida da igreja. Pessoas experimentaram a cura nos relacionamentos, houve perdão entre irmãos, houve choro e riso de ver o que Deus estava fazendo. Glória a Deus por isso! Além disso tivemos a nossa vigília de Oração na sexta-feira. O combinado era acabar meia-noite. ao olharmos no relógio, já era 1h30! E Deus estava agindo, ninguém queria ir embora! Para completar as bençãos experimentadas nesta semana de oração, no culto de domingo tivemos a volta de um irmão que estava afastado da igreja: Marcos voltou e alegrou aos irmãos que testemunharam o poder da oração. - Retiro Ministério de Louvor e Presbitério: Aproveitando o embalo da Semana de Oração, tivemos o Retiro do Ministério de Louvor no sábado e do novo presbitério no domingo (26 e 27 de março). Foi marcado por oração e busca da Palavra de Deus. No Retiro do Louvor, muitos puderam curar feridas em relação ao seu pai terreno ( O Tema do Retiro de Louvor era Intimidade com o Pai) e assim novamente declarar com intensidade a sua adoração ao Pai Celeste. No Retiro do Presbitério tivemos um tempo de planejamento. A igreja está consciente das dificuldades e da responsabilidade que o Senhor nos tem dado. Afinal de contas, são muitas as demandas. Porém, o povo está alegre, sonhando, querendo fazer a obra do Reino de Deus na cidade de Araripina! novo presbitério - Novos Projetos: Começamos este ano com o Projeto de Reciclagem e Coleta Seletiva de Lixo. Porém, não queremos dar passos grandes demais, tendo em vista os tantos trabalhos que temos. Por isso estamos começando com a coleta de garrafas PET. Vamos criar uma oficina de artesanato para fazer vassouras e poltronas com garrafas PET; Outra iniciativa a partir de Abril foi o "fundo de ajuda ao necessitado". João, um irmão que fez profissão de fé em dezembro, trabalha vendendo salgadinhos (pastel, empada, etc.). Ele veio conversar comigo para doar todos os domingos 80 salgadinhos e fazer um fundo de ajuda aos irmãos que passam necessidade. Ontem foi o primeiro culto com o lanche. Vendemos R$ 74,50 e já temos um caixa para ajudar aos irmãos! Uma terceira iniciativa é que este ano teremos aula de Alfabetização de Adultos no Vida Plena. A irmã Glácia irá trabalhar de forma voluntária neste projeto. MOTIVOS DE ORAÇÃO: - Em maço vendemos a Kombi. Ela estava dando muitos problemas e não suportava a demanda. Agora, o objetivo é comprar outra: oremos pedindo para Deus levantar recursos e doadores para a compra de uma nova Kombi; - Pelos Novos Projetos. Que Deus abençoe e dê perseverança a todos os envolvidos; - Pelo novo presbitério; - Pela família de Ivoneide, que sofre com o falecimento de sua filha Emanuella; - Pela nossa família: que Deus dê sabedoria para conduzir a obra. Nos despedimos desejando as bençãos de Deus sobre todos vocês que se envolvem neste ministério orando, contribuindo, divulgando, ou em qualquer outra maneira que o Senhor o usa! Com carinho fraterno, Rafael, Catis e Manuela Coelho

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Notícias do Campo









“Vejam o que Deus tem feito!” (Nm 23.23 c)

Começo a carta bimestral (dezembro/janeiro) com o versículo que encontrou lugar nas nossas reflexões e se tornou o tema dos 10 anos da Igreja Luterana de Araripina.
De fato, foi marcante poder celebrar tudo o que Deus realizou, tudo o que ele tem feito em nosso meio.

O mês de dezembro foi um mês intenso, com retiro de Mulheres, Retiro de Casais, Profissão de Fé, Culto de Natal e Culto de Virada de Ano.

05/12: O Retiro de Mulheres, com o tema “As Mulheres e a Oração” foi marcado por intensidade na pregação da Palavra (ministrada pela Missionária Marli – Juazeiro da Bahia) e pela ministração de oração sobre a vida das mulheres. Existem muitas lutas em diferentes esferas: casamentos; filhos; vida emocional; vida espiritual, etc. Foi um tempo precioso de deixar Deus agir e falar aos corações das irmãs de Ouricuri e Araripina.

12/12: Tivemos o Culto de Profissão de Fé, onde recebemos 18 novos membros na comunidade. Foi um momento lindo, onde 7 adolescentes do Projeto Vida Plena se tornaram membros da comunidade e assumiram o compromisso de caminhar juntos como Igreja.

19/12: O Retiro de Casais, primeiro no Sertão Nordestino, foi ministrado por Cláudio e Lorita. Este casal querido e abençoado, tendo como marca maior em seu ministério o testemunho, falam sobre algo que eles vivem. Foram tremendamente usados por Deus para desafiar os casais a ter uma casa que serve ao Senhor (Js 24.15).

24/12: O culto de Natal no contexto da igreja no Sertão não tem o mesmo materialismo de outros lugares. A marca profunda é a simplicidade do Evangelho, da celebração de que Cristo veio ao mundo.

31/12 e 01/01: O culto de Virada de Ano foi outro momento lindo. A igreja reunida terminou 2010 e começou 2011 na casa do Senhor. A Igreja estava transbordante de alegria louvando ao Senhor e pedindo a benção de Deus para o ano novo.

No mês de Janeiro tivemos o Projeto Missionário em Teresina-PI e o Culto de celebração dos 10 anos da Igreja Luterana de Araripina.

12 a 27/01: Entre os irmãos que participaram do Projeto, oito deles eram de Araripina. Foi um Projeto intenso, onde as testemunhas nos mostram quantas bençãos foram experimentadas na disposição dos irmãos de colocar os pés para anunciar as boas novas (Rm 10.15). Durante o mês de fevereiro, Paulo (da igreja de Araripina/serra do IPA) estará auxiliando na nova comunidade que se formou a partir do Projeto.
Agora, um espaço especial para compartilhar dos 10 anos da Igreja. “Grandes coisas fez o Senhor por nós”.

Celebramos com gratidão ao Senhor estes 10 anos que marcam não somente a história da Igreja Luterana de Araripina, mas 10 anos do início da Missão Zero no contexto do Sertão Nordestino.
Ao celebrarmos neste culto tudo o que Deus tem feito, podemos ver o quanto temos a louvar e agradecer ao Senhor por tudo: um projeto que foi confirmado com Deus a partir de um carro estragado na cidade de Araripina, hoje, ao completar 10 anos, traz histórias e testemunhos de vidas transformadas pelo Evangelho, famílias onde o casal estava com o papel de divórcio encaminhado e quando participaram do culto na praça pública e entregaram a vida a Jesus, viram o Senhor mudar a sua história. Foram tantas, tantas bençãos que Deus derramou durante estes 10 anos!
Hoje somos uma igreja com 120 membros, um Projeto Social e mais 6 pontos de pregação em bairro e Sítios na Zona Rural. O encerramento do culto de louvor, gratidão, oração, testemunhos e Palavra foi com o louvor: "Eu te agradeço Deus por se lembrar de mim"! Obrigado Senhor!
Enquanto escrevo este e-mail, estamos de férias no RS. Estamos bem, tendo um tempo de descanso com a família.

Peço oração em especial pelo ano de 2011 da igreja de Araripina, pela nossa família e ministério e pela nova igreja de Teresina.

Na Paz de Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho.