sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Notícias do Campo



Araripina, 31 de Agosto de 2010.


“É melhor ter companhia do que estar sozinho” (Ec 4.9).


Eclesiastes nos alerta para a tristeza de uma vida solitária. A vida é feita de relacionamentos. Uma grande alegria ao nos relacionarmos é saber que no momento que caímos temos alguém para nos estender a mão e ajudar. Isso encontramos na família de fé: pessoas que não nos deixam sozinhas, mas que caminham conosco.

Durante este mês, novamente celebramos a alegria de saber que não estamos caminhando sozinhos. Estive em visitas aos Conselhos de Amigos da Missão (CAM’s) de Três Vendas (Pelotas/RS), Comunidade Nova Vida (Canguçu/RS) e Paróquia de Aririú e Santo Amaro da Imperatriz (Palhoça/SC). Foram tempos de compartilhar o que Deus tem feito em Araripina e testemunhar o que Deus tem feito na vida de irmãos tão preciosos como estes que encontramos em cada visita. Grandes coisas o Senhor tem feito, tanto no Sertão Nordestino, quanto no Sul do país!

Na igreja, tivemos o culto de celebração do Dia dos Pais (8 de agosto). Temos em nosso meio crianças e adolescentes que inclusive tiveram o pai preso este ano, como no caso de Sandra (menina do Vida Plena), muito alegre para a apresentação de dia dos pais, mesmo sabendo que seu pai está na cadeia por bater na mãe. Como diz o Salmo 27.10 “ainda que pai e mãe me abandonem, o Senhor me acolherá” - esta verdade consola, pois temos o privilégio de saber que o Pai Celestial nos ama e nos acolhe.

Um outro motivo que gostaria de compartilhar é em relação aos cultos em Nascente. Temos muitas dificuldades neste povoado. Porém, sempre vem a resposta de Deus dizendo que Ele ama aquele lugar e tem planos para lá. Na última terça, começamos o culto com um bom número de adolescentes, uma média de 10 por encontro e apenas 2 adultos, funcionários da Odebrecht. Depois de cantarmos duas músicas, duas jovens chegaram para o culto, Clássia e Geana. Elas estavam em casa e viram os folhetos evangelísticos distribuídos nos dias da Tenda. As duas entregaram a vida a Jesus no culto e pediram ajuda para andar nos caminhos do Senhor, pois sabem que as dificuldades em casa serão grandes ao tomarem a decisão por Cristo. Nos alegramos por ver o amor do Senhor recebido em vidas preciosas no povoado de Nascente!

Estive 17 dias fora com as visitas aos CAM’s no Sul e a participação no Encontro de Obreiros do Movimento Encontrão. É bom poder voltar e estar novamente em casa, com a família e com a igreja. Agradecemos aos irmãos que de alguma forma se envolvem na Missão em Araripina, contribuindo ou orando. Obrigado pela dedicação e amor que demonstram!


PEDIDOS DE ORAÇÃO
- Pela situação financeira dos irmãos de Araripina (alguns, funcionários públicos, estão há quatro meses sem receber salário);
- Pela vida de Sandra (Vida Plena) e sua família;
- Por Nascente - Geane e Clássia - que elas possam firmar seu compromisso com Jesus Cristo;
- Pela nossa família - que Deus nos dê sabedoria, discernimento e amor para o pastoreio da Igreja.


Vídeos:
Vídeo de Apresentação da Igreja Luterana de Araripina em 2010: http://www.youtube.com/watch?v=O_uND5xOMvc

Vídeo de Divulgação Projeto Vida Plena: http://www.youtube.com/watch?v=6KJWovha0vM



Em Cristo,

Rafael, Catis e Manuela Coelho.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Araripina, 28 de julho de 2010.

“Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura numa terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.” (Dt 33.28)

Há alguns anos leio o pequeno devocional chamado “Gotas de Orvalho”. Uma frase diária na qual recebemos a Palavra de Deus. As Gotas de Orvalho não vem como uma enxurrada, mas são pequenas gotículas que trazem refrigério, alívio e tiram a sequidão. De fato, na obra missionária vemos muitas vidas em sequidão. Neste mês esta palavra se refletiu a cada momento. Vimos e ouvimos histórias de pessoas, famílias e jovens marcadas de violência, solidão, frustrações, sofrimentos e medo. Porém, louvamos a Deus pelas gotas de orvalho que Ele tem derramado sobre estas vidas.

O trabalho em Nascente tem nos alegrado e ao mesmo tempo trazido preocupação. Preocupa nos cultos, pois estamos com pouca participação de adultos. Os participantes adultos são funcionários da Odebrecht, que no momento que acabar o contrato ou o serviço, voltam para suas cidades. O que tem aumentado e nos alegrado é a participação de adolescentes, isso tem sido muito bom. Ainda temos o contato em algumas casas com pessoas do povoado que abrem as portas para Estudo Bíblico.

Também neste mês recebemos a visita do Missionário Ênio Dummer, sua esposa Regina, suas filhas Sara e Ellen e de sua sogra, a “Tia Íria”. Foi um tempo de companhia e também de matar a saudade, pois eles já pastorearam a Igreja de Araripina. Eles estiveram no Encontro de Casais e nos cultos do IPA e da Igreja-Centro. O Encontro de Casais teve uma ótima participação, com 23 casais, entre estes, 4 casais de Ouricuri, e os outros 19 de Araripina, Vila Bringel e IPA.
Outra “Gota de Orvalho”, que para nós foi uma enxurrada de alegria, foi o início do Projeto “Conexão Vida” para adolescentes de 10 a 17 anos. Até então, tínhamos o grupo de adolescentes da igreja com a participação de 12 adolescentes e nos encontros de adolescentes do Vida Plena, aproximadamente 15 adolescentes por encontro. Agora, formamos um único grupo, com a coordenação dos líderes dos dois grupos de adolescentes (Vida Plena e igreja) e o primeiro encontro na igreja teve a participação de 45 adolescentes. Nos alegramos muito com este trabalho.

A Catis e a Manu estão muito bem, a cada semana que passa a Manuela está mais esperta. As Gotas de Orvalho que diariamente Deus derrama sobre nossa família nos fortalecem e animam a fazer a Obra.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

- Orem pelo trabalho em Nascente: participação de adultos e para que os adolescentes sigam se firmando;
- Orem pelos jovens da Igreja de Araripina. Muitos deles estão enfrentando momentos de lutas e sofrimentos;
- Orem pelo Conexão Vida;
- Orem por nossa família, para que Deus conceda sabedoria, amor e discernimento para pastorear a igreja e viver em família.

Agradecemos a todos que nos carregam em oração. Este é o maior presente e a maior forma de amor que podemos receber de todos!

Na Paz de Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho.