sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Notícias do Campo - Novembro

"Deus porém, consola os abatidos" (2 Co 7.6a)

Há pouco tempo atrás, ao escrever sobre a situação de Renan, o convite foi para os irmãos chorar com o Corpo de Araripina, que estava chorando. O mês que passou nos levou a experimentar mais vezes na igreja estes momentos de "chorar com os que choram".

Nestes 9 anos de igreja de Araripina, não houve um único falecimento de algum membro. Porém neste mês duas pessoas faleceram.

Choramos ao perder o "Seu Baião", um irmão querido do Sítio Chapada. Ele, sua esposa e três filhas fazem parte da comunidade e os cultos no Sítio Chapada acontecem na casa dele. Morreu em um ataque cardíaco fatal. A família chorou, a igreja chorou. Juntos experimentamos o consolo de Deus em meio a dor da morte.

Também neste mês faleceu o esposo de Auxiliadora. Os dois ficaram quase 6 anos afastados da igreja. Este ano, quando a missionária Inger estava aqui, fizemos uma visita exatamente a esta família. Com a visita, Auxiliadora voltou aos caminhos do Senhor e está fazendo profissão de Fé. Romilson estava em casa, ele morava em outra cidade, mas naquele dia estava em casa. Foi uma pequena e única oportunidade de falar sobre o Evangelho com ele. No último domingo, ele faleceu em um acidente de moto. Mais uma vez a igreja de Araripina chorou junto. Os irmãos deram muito apoio, ficando madrugada a dentro em companhia da Auxiliadora.

A nossa esperança como cristãos de que em Deus encontramos o consolo é que dá respostas e forças neste momento "novo" e dolorido para a igreja.

Neste mês, buscamos colocar em prática o discipulado e o convívio. Comecei um discipulado pessoal com o Fabrício. Fabrício tem sido desafiado a assumir com sua família o trabalho missionário em Nascente e Barra de São Pedro. Temos nos reunido toda a terça para orar, estudar e compartilhar.

O grupo dos homens também tem se transformado em um grupo de discipulado. No feriado de finados, fomos para uma pescaria em Lagoa do Barro. Foi um dia de convívio, de contar histórias, testemunhar a ação de Deus e compartilhar assuntos da família, emprego, etc.

Também, no último fim de semana, participamos da Marcha para Jesus em Ouricuri. Foi um momento bem especial de comunhão com os irmãos de lá.

Em relação a nossa família, estamos bem. A Manu tem desenvolvido e temos nos alegrado muito com ela. A Catis está muito envolvida nos preparativos da cantata de Natal com as crianças do Culto Infantil. Estamos muito bem, alegres pelos desafios e pelas bençãos que temos experimentado no ministério e na vida familiar.

Que a paz do Senhor seja com todos.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

- Pelos familiares enlutados;

- Por Renan. Ele está reagindo bem ao tratamento. Está na segunda fase do tratamento de quimioterapia;

- Pelo Retiro de Mulheres (05/12) e Retiro de Casais com Cláudio e Lorita (18 e 19/12);

- Pela nossa família, que Deus dê sabedoria, discernimento e amor.

Rafael, Catis e Manuela Coelho.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Motivo de Oração - Renan (2)

"Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor!" (Sl 66.20)

Irmãos,

Novamente queremos dar notícias sobre Renan.
Primeiramente, agradecemos a todas as Igrejas e a todos os irmãos que estão intercedendo pela vida de Renan e por seus familiares.
Na segunda-feira, foi confirmado que ele está com leucemia.
Suas duas irmãs, Rossana e Raianne, fizeram a coleta de sangue para identificar qual seria compatível caso for necessário o transplante de medula.
Ele segue fazendo quimioterapia.
Ontem (20/10), a avaliação do médico em relação a recuperação de Renan é que ela estava sendo "Show de bola". O tumor que existia abaixo do coração não existe mais. Sumiu. Glória a Deus por isso.
Sigamos em oração. Entre esta semana e a próxima será confirmado sobre a necessidade de transplante ou não.

Na Paz de Cristo,
Pr. Rafael J. Coelho

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Notícias do Campo - Outubro


















Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Pv 22.6


O mês de outubro teve como destaque na Missão em Araripina o ministério infantil, tanto por causa do dia das crianças, como também por causa do Dia dos Professores.

Tentamos refletir o amor de Jesus para a vida das crianças e transmitir para os professores de Culto Infantil o nobre ministério que recebem de Deus. Pois, recebem uma grande responsabilidade neste ministério confiado pelo Senhor. Podem marcar a vida de uma criança, e, inclusive serem decisivos no futuro dos pequeninos.

No dia 10 de outubro havíamos marcado uma programação especial de Dia das Crianças na Vilinha (ponto de pregação). Levaríamos as crianças da igreja, do Vida Plena, e todos os professores de Culto Infantil para fazer um passa-dia repleto de atividades. Porém, mais uma vez, a Kombi estragou no meio do caminho. Conseguimos consertá-la muito tempo depois e somente foi possível retornar, para a frustração de todos.

Apesar dos empecilhos, Deus cumpre seus propósitos e os transforma em bem para aqueles que o amam. Três professoras foram de moto para a Vilinha e ainda conseguiram juntar 30 crianças para a programação já divulgada. Para as outras crianças, da igreja e do Vida Plena, fizemos uma programação especial no Culto Infantil da Igreja, no domingo à noite. Foi uma festa! Com teatro de fantoches, louvor, brincadeiras e presentes. As professoras estavam eufóricas por ver a forma tremenda que Deus agiu! Glória a Deus por isso!

Como forma de homenagear as professoras e o nosso professor de Culto Infantil, fizemos um culto doméstico e uma janta com o foco no que a Palavra de Deus fala para aqueles que recebem a incumbência de instruir os pequeninos.

Não podemos esquecer também de uma outra programação marcante. No início do mês, tivemos o Culto dos Homens com a visita dos irmãos da Barra de São Pedro e Ouricuri, foi um momento precioso de comunhão. Um exemplo vivo que nos desafiou a servir ao próximo (clique aqui e veja no Blog este testemunho).

Agradecemos por todos os irmãos que tem orado pela vida de Renan. Ontem (18/10), foi confirmado que se trata de uma leucemia. Sigamos juntos em oração, na certeza de que Deus já está agindo. Renan está fazendo quimioterapia e aguardando resultados de exames.

Nossa família está bem. Estamos aguardando o resultado dos exames médicos da Manu, que está um pouco abaixo do peso.

Sempre agradecemos aos irmãos que nos acompanham em oração e com outras formas de demonstrar amor para com a nossa família e igreja.

Que a paz de Cristo seja com todos,


Rafael, Catis e Manuela Coelho

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pedido de Oração

Gostaria de pedir a intercessão dos irmãos pela vida de Renan.

Vou resumir um pouco da história para aqueles que não o conhecem:

Renan é um jovem de 21 anos, jogador de futebol. Ele é filho de Neide, uma irmã querida da Igreja de Araripina, que já participou de vários projetos missionários. Uma das irmãs de Renan, Rossana, está na FATEV.

Há aproximadamente 15 dias atrás, Renan começou a sentir fortes dores na região lombar, seguida de febre, tosse e falta de ar. Quando foi feito o exame constatou que ele tinha um tumor abaixo do coração. O diagnóstico médico foi preocupante, pois este tumor já estava muito grande. Ele foi encaminhado para Recife, para especialistas.

Foram feitas até agora duas seções de quimioterapia. Renan reagiu bem, porém, os médicos destacam que o caso dele é grave.

Ainda não confirmaram qual o tipo de câncer de Renan, mas há 90% de chance de ser leucemia (a resposta sai até o fim da semana).

Pedimos oração dos irmãos pela vida deste jovem e de seus familiares. Neste momento tão difícil que a parte do Corpo aqui de Araripina está chorando e orando, convidamos os irmãos para "chorar com os que choram".

Forte abraço,

Rafael J. Coelho.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Notícias do Campo



Araripina, 31 de Agosto de 2010.


“É melhor ter companhia do que estar sozinho” (Ec 4.9).


Eclesiastes nos alerta para a tristeza de uma vida solitária. A vida é feita de relacionamentos. Uma grande alegria ao nos relacionarmos é saber que no momento que caímos temos alguém para nos estender a mão e ajudar. Isso encontramos na família de fé: pessoas que não nos deixam sozinhas, mas que caminham conosco.

Durante este mês, novamente celebramos a alegria de saber que não estamos caminhando sozinhos. Estive em visitas aos Conselhos de Amigos da Missão (CAM’s) de Três Vendas (Pelotas/RS), Comunidade Nova Vida (Canguçu/RS) e Paróquia de Aririú e Santo Amaro da Imperatriz (Palhoça/SC). Foram tempos de compartilhar o que Deus tem feito em Araripina e testemunhar o que Deus tem feito na vida de irmãos tão preciosos como estes que encontramos em cada visita. Grandes coisas o Senhor tem feito, tanto no Sertão Nordestino, quanto no Sul do país!

Na igreja, tivemos o culto de celebração do Dia dos Pais (8 de agosto). Temos em nosso meio crianças e adolescentes que inclusive tiveram o pai preso este ano, como no caso de Sandra (menina do Vida Plena), muito alegre para a apresentação de dia dos pais, mesmo sabendo que seu pai está na cadeia por bater na mãe. Como diz o Salmo 27.10 “ainda que pai e mãe me abandonem, o Senhor me acolherá” - esta verdade consola, pois temos o privilégio de saber que o Pai Celestial nos ama e nos acolhe.

Um outro motivo que gostaria de compartilhar é em relação aos cultos em Nascente. Temos muitas dificuldades neste povoado. Porém, sempre vem a resposta de Deus dizendo que Ele ama aquele lugar e tem planos para lá. Na última terça, começamos o culto com um bom número de adolescentes, uma média de 10 por encontro e apenas 2 adultos, funcionários da Odebrecht. Depois de cantarmos duas músicas, duas jovens chegaram para o culto, Clássia e Geana. Elas estavam em casa e viram os folhetos evangelísticos distribuídos nos dias da Tenda. As duas entregaram a vida a Jesus no culto e pediram ajuda para andar nos caminhos do Senhor, pois sabem que as dificuldades em casa serão grandes ao tomarem a decisão por Cristo. Nos alegramos por ver o amor do Senhor recebido em vidas preciosas no povoado de Nascente!

Estive 17 dias fora com as visitas aos CAM’s no Sul e a participação no Encontro de Obreiros do Movimento Encontrão. É bom poder voltar e estar novamente em casa, com a família e com a igreja. Agradecemos aos irmãos que de alguma forma se envolvem na Missão em Araripina, contribuindo ou orando. Obrigado pela dedicação e amor que demonstram!


PEDIDOS DE ORAÇÃO
- Pela situação financeira dos irmãos de Araripina (alguns, funcionários públicos, estão há quatro meses sem receber salário);
- Pela vida de Sandra (Vida Plena) e sua família;
- Por Nascente - Geane e Clássia - que elas possam firmar seu compromisso com Jesus Cristo;
- Pela nossa família - que Deus nos dê sabedoria, discernimento e amor para o pastoreio da Igreja.


Vídeos:
Vídeo de Apresentação da Igreja Luterana de Araripina em 2010: http://www.youtube.com/watch?v=O_uND5xOMvc

Vídeo de Divulgação Projeto Vida Plena: http://www.youtube.com/watch?v=6KJWovha0vM



Em Cristo,

Rafael, Catis e Manuela Coelho.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Araripina, 28 de julho de 2010.

“Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura numa terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.” (Dt 33.28)

Há alguns anos leio o pequeno devocional chamado “Gotas de Orvalho”. Uma frase diária na qual recebemos a Palavra de Deus. As Gotas de Orvalho não vem como uma enxurrada, mas são pequenas gotículas que trazem refrigério, alívio e tiram a sequidão. De fato, na obra missionária vemos muitas vidas em sequidão. Neste mês esta palavra se refletiu a cada momento. Vimos e ouvimos histórias de pessoas, famílias e jovens marcadas de violência, solidão, frustrações, sofrimentos e medo. Porém, louvamos a Deus pelas gotas de orvalho que Ele tem derramado sobre estas vidas.

O trabalho em Nascente tem nos alegrado e ao mesmo tempo trazido preocupação. Preocupa nos cultos, pois estamos com pouca participação de adultos. Os participantes adultos são funcionários da Odebrecht, que no momento que acabar o contrato ou o serviço, voltam para suas cidades. O que tem aumentado e nos alegrado é a participação de adolescentes, isso tem sido muito bom. Ainda temos o contato em algumas casas com pessoas do povoado que abrem as portas para Estudo Bíblico.

Também neste mês recebemos a visita do Missionário Ênio Dummer, sua esposa Regina, suas filhas Sara e Ellen e de sua sogra, a “Tia Íria”. Foi um tempo de companhia e também de matar a saudade, pois eles já pastorearam a Igreja de Araripina. Eles estiveram no Encontro de Casais e nos cultos do IPA e da Igreja-Centro. O Encontro de Casais teve uma ótima participação, com 23 casais, entre estes, 4 casais de Ouricuri, e os outros 19 de Araripina, Vila Bringel e IPA.
Outra “Gota de Orvalho”, que para nós foi uma enxurrada de alegria, foi o início do Projeto “Conexão Vida” para adolescentes de 10 a 17 anos. Até então, tínhamos o grupo de adolescentes da igreja com a participação de 12 adolescentes e nos encontros de adolescentes do Vida Plena, aproximadamente 15 adolescentes por encontro. Agora, formamos um único grupo, com a coordenação dos líderes dos dois grupos de adolescentes (Vida Plena e igreja) e o primeiro encontro na igreja teve a participação de 45 adolescentes. Nos alegramos muito com este trabalho.

A Catis e a Manu estão muito bem, a cada semana que passa a Manuela está mais esperta. As Gotas de Orvalho que diariamente Deus derrama sobre nossa família nos fortalecem e animam a fazer a Obra.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

- Orem pelo trabalho em Nascente: participação de adultos e para que os adolescentes sigam se firmando;
- Orem pelos jovens da Igreja de Araripina. Muitos deles estão enfrentando momentos de lutas e sofrimentos;
- Orem pelo Conexão Vida;
- Orem por nossa família, para que Deus conceda sabedoria, amor e discernimento para pastorear a igreja e viver em família.

Agradecemos a todos que nos carregam em oração. Este é o maior presente e a maior forma de amor que podemos receber de todos!

Na Paz de Cristo,
Rafael, Catis e Manuela Coelho.